Dr. Carlos de Sousa

Terapeuta Medium

ABERTURA… DE ESPÍRITO E ESCLARECIMENTO


A investigação científica sobre o funcionamento do sistema da energia humana e as correlações deste com a mente e o corpo físico, tem mais de um século, empenho que tem possibilitado a aproximação entre Ciência e Mística.

A reunião de Conhecimento Científico e Filosofia Sagrada é uma contribuição fundamental para a compreensão da natureza espiritual do indivíduo/ser e dos temas espirituais que estão na origem da maioria das doenças. A Organização Mundial da Saúde, ciente das prováveis, interacções entre espírito, psique/emoções e corpo físico, tem desenvolvido investigação que possa facilitar uma definição multidimensional/hólistica de saúde, isto é, naturalmente ajustada ao progresso científico e tecnológico, ao espírito de uma “nova era”.

O que tem dificultado o esclarecimento é que a ciência não dispõe de meios, instrumentos, conhecimento que lhe permitam apreender a “sofisticação” do espírito…omnipresente, imutável, não manipulável. Esse Espírito é, intimamente, o Deus que habita em nós, o nosso Eu íntimo e supremo. Há dimensões, forças e realidades ocultas que, embora sejam exteriores ao planeta, interagem com a Terra e os seus habitantes e influenciam as nossas vidas, ou, simplesmente, a Vida. A substância, embora seja muito apetecível, é tremendamente complexa, pelo que não deve ser tratada com leviandade.

O que conhecemos das leis do Universo, sobre a “matéria” que o compõe, não chega a 20% e das capacidades funcionais do cérebro fazemos uso de, apenas; cerca de 12%. 

Parece que temos de tomar consciência de que muita coisa está por esclarecer, particularmente, o valor da dimensão não material do Homem e o recurso a tipos de inteligência/competências até agora desconhecida e desaproveitadas. O esclarecimento das questões ocultas implica abertura de espírito, conhecimento e abordagem científica. Revelações inéditas podem evidenciar novas realidades e conceitos para redefinir, velhas “certezas” e preconceitos para questionar, “coisas inimagináveis”/“mistérios” que a mente humana pode vir a compreender melhor.

 

TERAPIA INTUITIVA


Pedem-me, frequentemente, para explicar o “funcionamento” da Terapia Criativa Transpessoal, da Parapsicologia Clínica, da Terapia à Distância. Pelas razões anteriormente apontadas, a resposta não é fácil, mas deve ser séria e óbvia. A Terapia Criativa é de base vibracional/energética e intuitiva/espiritual, quer dizer, actua sobre os sistemas energéticos que asseguram a vida ao corpo, através de interacções que regulam a conectividade do corpo com a criatividade do Espírito Criador. Transpessoal, transpõe o Corpo e a mente/ego, estabelece comunicação com desígnios elevados da consciência/espírito.

Espírito e Consciência são expressões da eternidade e do estado primordial “imaculado”… puro/sem doença

No entanto, na dualidade da Natureza, a doença não existe sem a saúde, seu oposto/contraditório. Há coisas que, simplesmente existem, não há inteligência humana que consiga explica-las. Há que aceitá-las. É, uma lição de humildade.

Quer dizer que, as dinâmicas da cura energética/espiritual, extrapolam a lógica humana, não se enquadram no paradigma convencional, são eclécticas, harmonizam raciocínio e intuição e, através de reacções emocionais, psicológicas e espirituais,  levam o individuo a alcançar BEM-ESTAR (subjectivo), SAÙDE, CURA.

A Terapêutica Energética/Espiritual, tal como a interpreto, é séria, logo, contradiz a superstição, a religiosidade, o ocultismo e o oportunismo de seitas e grupos autodenominados “espirituais”. A Terapia à Distância – seja a 1 metro, a biliões ou a triliões de Km – é um “epifenómeno” da Consciência que se desenvolve de dentro para fora e é absolutamente estranha ao mundo concreto, às dimensões de lugar, tempo e distância. A raiz da Terapia Intuitiva é Xamânica, Criativa, Holística, Transpessoal e Quântica, pois não contempla o indivíduo na sua finitude corpórea/terrena, mas como uma partícula inseparável do Espírito (regulador de um padrão harmonioso na trindade, Espírito -> Mente -> Corpo). A Terapia à Distância é investigada desde Einstein, propósito seguido por William Tyler (antigo Director do Dep. Física e Cc Biomédicas da Universidade de Stanford – EUA), cuja publicação é interessante.

 

TERAPEUTA MEDIUM


A integrante Xamânica é a essência da Parapsicologia Clínica porquanto, sem invocação adequada, não se estabelece comunicação entre o mediador/médium a as Entidades Superiores decididas a produzir a cura.

O paciente deve assumir a responsabilidade de ajudar-se, associando-se a um processo que é, genuinamente, seu. A marca do terapeuta, “médium” é a de mediador – canal de comunicação entre mundos. Ao médium de cura cabe-lhe, apenas, acatar os desígnios do espírito e “descodificar” e “transformar” “informação”.

A revelação, extraordinária, de que este cumprimento viria a ser distintivo no meu “futuro”, ocorreu em 15.04.1974. Quando a ouvi, fiquei boquiaberto, mas, agradavelmente, surpreendido. Todavia, a coisa não aconteceu com um estalar de dedos. Precisei de 23 anos de investimento no próprio desenvolvimento pessoal, realinhamento da formação académica e “exercício profissional exclusivo”. Quando exercia docência, apareceu-me uma oportunidade “caída do céu”. Comecei a aprender a não acreditar no acaso, mas a perceber que, em tudo, existe uma significação oculta. A oportunidade ensina-nos a intuir. Assim, aceitei a oportunidade de inscrever-me num Mestrado em Criatividade Aplicada, na Universidade de Santiago de Compostela. Concluído o Mestrado, aproveitei esse conhecimento para dedicar-me ao estudo da Criatividade Superior, questões da Consciência e Espiritualidade.

Hoje, percebo-o bem, Tudo é superiormente organizado!

Fui percebendo que a Vida me foi pondo, sistematicamente, à prova, mas… mostrando-me outras oportunidades. A espera de 23 anos foi capital para o desenvolvimento quer de competências académicas como de práticas e técnicas de “comunicação paranormal”, que em função do compromisso pessoal e profissional, desenvolvem-se a cada dia. Portanto, o êxito do meu trabalho deve-se, exactamente, a essa dedicação pessoal, sem a qual me seria difícil entender – no essencial – as interacções entre os mundos concreto e invisível. Atravessei momentos bastante difíceis e de dúvida (fiz a travessia do deserto) até começar a ver as coisas com mais clareza e a perceber que o que a Vida me estava a impor era um renascimento, um novo começo…a partir do zero. Toda a minha estrutura estremeceu, mas…aprendi que a força transformadora está dentro de mim. É na adversidade que aprendemos a conhecer-nos e a ganhar autoconfiança.

Hoje, não me restam dúvidas de que, repito-o, nada é obra do acaso e que há, sempre, um propósito oculto nas “coisas”, seja em sonhos, pensamentos ou factos. O destino resulta da atenção que damos ás oportunidades. É através das nossas escolhas pessoais que fazemos o nosso destino… e que moldamos o dos outros.

A Vida não nos obriga a nada. Dá-nos oportunidades e, em troca, só exige que a escolha seja livre, mas responsável. A Vida devolve-nos em função do que lhe damos. É impossível receber, sem dar primeiro. Portanto, se “errar é humano”, também é verdade que o erro é o nosso maior mestre. Costumo dizer que:

Quem – ou o que quer que seja – que manda nisto tudo (à escala cósmica), manda muito bem, sabe o que faz, é perfeito e completo.

A minha relação com a Vida é intuitiva … o treino permanente, faz-me saber que Ela me segreda as decisões acertadas.  (Mas não se coíbe de pôr-me, sempre, à prova) Já lá vão mais de 40 anos de um investimento que se tem revelado muito valioso. O nível de autoconhecimento, permite-me reconhecer que não sou autor das curas, mas um privilegiado agente/médium de cura, que serve desígnios superiores. Sinto-me gratificado com uma escolha que me cabe honrar elevando competências e particularidades dos procedimentos terapêuticos.

Quanto ao futuro…ele está aí, agora, revolucionário, incómodo, mas esclarecedor…

…Começaremos a percebes as oportunidades para usar a liberdade e a responsabilidade nas nossas escolhas… seja de terapias, e terapeutas, da qualidade que queremos para a nossa saúde e para os nossos relacionamentos, para o próprio desenvolvimento espiritual e … destino colectivo. Receberemos em função do que oferecemos…

 

FORMAÇÃO ESPECÍFICA


Membro da ALUBRAT

Mestre/Magister em Criatividade Aplicada (1998-1999), USC;

Psicologia Educacional (1999-2000), UAL;

Terapia de Vidas Passadas (2003);

Deep Memory Process (2004-2005);

Desenvolvimento Transpessoal, Consciência e Espiritualidade (2012-2013), ISPA;

Psicotecnologias na Saúde – Psiconeuroimunologia e Terapia Xamânica (2014) ALUBRAT;

European Transpersonal Psichology Association, Conferência Anual (2015)