AS NOSSAS MEMÓRIAS . . .

Um novo ciclo universal, “nova era”, está a inspirar um pensamento novo e criativo, a valorização da dimensão espiritual da pessoa, a celebração da vida. Significa que um novo conhecimento começa a erguer-se sobre as cinzas de “verdades” históricas, científicas e religiosas, tidas como irrefutáveis. A mudança que se perspectiva é de tal modo complexa que, para alguns, até pode parecer obra do diabo, mas…”mudam-se os tempos…”…os sinais estão aí, a traçar novas realidades. É, como disse, Carl Sagan:

“NO UNIVERSO TUDO É CÍCLICO E INTELIGENTE”.

. . . E AS PERCEPÇÕES FILOSÓFICAS

DE SER HUMANO
Materialista – O indivíduo é percebido como matéria… a Consciência é um fenómeno e a Mente um epifenómeno (Fenómeno adicionado ao existente que não exerce influência sobre o primeiro.) da Consciência, produzido pelo cérebro. Espiritualista – O Homem é uma manifestação do Espírito/Deus.
Holista – O Ser é parte inseparável do Todo/Unidade de físico, mente e Espírito.

DE DEUS
Na Metafísica e na Teologia permanecem 3 conceitos diferenciados:
Versão Infantil, popular e/ou mitológica – Deus antropomórfico (Ser, Idealizado à nossa imagem e semelhança.); Ser Íntimo, Divino, Sobrenatural – Consequência de todas as tradições místicas e espirituais; Princípio da existência – Unidade de Tudo o que existe.

DE UNIVERSO/MUNDO
Científica Ortodoxa – Aceita, apenas, o que a razão e os 5 sentidos apreendem, rejeitando, assim, a natureza oculta da realidade; Nível Absoluto/Espiritualista – Considera que só a intuição pode conduzir ao conhecimento da última natureza do real, a ordem Divina e Espiritual.